Trabalho de Oratória
1. INTRODUÇÃO
Oratória permite aquisição de conhecimento e estratégia que favorecem a expressão em publico de forma criativa, dinâmica e autêntica permitindo ao locutor expressar com segurança e tranquilidade. A oratória está mais objetiva sem muitos adornos de linguagem e rigidez técnica.
Neste estudo aprenderemos que para qualquer tipo de apresentação precisamos; inspirar confiança ao fazer seu marketing pessoal; utilizar técnicas que propiciem maior compreensão de sua mensagem; ter postura positiva ao se expor demonstrando autoconfiança e autocontrole.
A expressão “arte de falar bem, de impressionar seu publico pela sua eloquência“ exige treinamento e persistência. Mas veremos que não é difícil e impossível que o orador tenha boas técnicas de comunicação, voz, dicção, gesticulação, postura se fizer um bom treinamento.
2. ORATÓRIA
Oratória é a arte de falar bem de forma estruturada e deliberada, mediante a utilização de diferentes recursos da linguagem, com a intenção de informar, influenciar, entreter ou provocar determinado efeito no ouvinte. A oratória refere-se ao conjunto de regras e técnicas adequadas para produzir e apresentar um discurso e apurar as qualidades pessoais do orador.
No processo de comunicação interpessoal, 55% ficam com a linguagem corporal.
Falar em público é uma necessidade atual em praticamente todos os setores técnicos, profissionais e até mesmo sociais. Inclui desde estudantes a profissional de diversas áreas, estabelecidos, passando por cidadãos comuns que ocupam alguma atividade de liderança. Assim, advogados, professores, relações públicas, jornalistas, médicos, presidentes e líderes de organizações civis, religiosas e outras, precisam estar prontos para, quando chamados, fazerem apresentações públicas.
A comunicação interpessoal inadequada, em qualquer ambiente, tem sido causa de barreiras na condução de trabalhos com resultados mais eficientes. Para obter mais sucesso na