A importância da oratória na prática do assiste social
Escola de Serviço Social
R E L A T Ó R I O
Tema: Curso de oratória
Guilherme Silveira Garcia
Contagem
2009
Guilherme Silveira Garcia
R E L A T Ó R I O
Mini-curso de Oratória
Relatório apresentado à disciplina de seminários Temáticos da Escola de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Professora: Débora Maria David da Luz.
Contagem
2009
A oratória
Não há precisão em quando e como nasceu a oratória. O que sabemos é que alguns historiadores levantaram diferentes hipóteses, entre as quais a de que ela nasceu quando o homem primitivo desenvolveu a fala com o intuito de preservar a vida em grupo. A arte da oratória teve origem na Sicília, no séc. V a.C. Entretanto, foi em Atenas, especificamente na Grécia, que houve campo fértil para seu desenvolvimento. Os sofistas foram os primeiros a dominar com facilidade a palavra e desenvolviam seu aprendizado praticando leituras em público, fazendo comentários sobre poetas e promovendo debates.
Apresentação - É uma ferramenta de comunicação muito poderosa que deve ser adequada à personalidade do orador. As imagens devem ser usadas com parcimônia, isto é com prudência. Embora se diga que uma figura vale por 1000 palavras, é preciso verificar se ela não está deixando a inteligência inativa.
A importância de a Oratória na prática do assiste Social
Introdução
O objetivo desse relatório é descrever de forma sucinta qual foi a compreensão do acadêmico Guilherme Silveira Garcia sobre o mini-curso de oratória realizado na PUC-Contagem, ministrado pelo especialista em oratória e consultor de liderança o Sr. Wilson Martins, ocorrido nos dias: 20 e 26 /10 e 03 e 11/11 de 2009. Inicialmente será apresentado um breve comentário segundo a visão do acadêmico, sobre o curso. No segundo momento, serão apresentados alguns