História da educação
Prof. Ronaldo Farias
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Ciências Biológicas/Licenciatura BID 1871 – História da Educação
08/07/2011
Resumo
HÁ MILHARES DE ANOS OS POVOS ANTIGOS JÁ SE MANIFESTAVAM ARTISTICAMENTE. EMBORA AINDA NÃO CONHECESSEM A ESCRITA, ELES ERAM CAPAZES DE PRODUZIR OBRAS DE ARTE. O HOMEM PRÉ-HISTÓRICO ERA CAPAZ DE SE EXPRESSAR ARTISTICAMENTE ATRAVÉS DOS DESENHOS QUE FAZIA NAS PAREDES DE SUAS CAVERNAS. SUAS PINTURAS MOSTRAVAM OS ANIMAIS E PESSOAS DO PERÍODO EM QUE VIVIA, ALÉM DE CENAS DE SEU COTIDIANO. EXPRESSAVA-SE TAMBÉM ATRAVÉS DE SUAS ESCULTURAS EM MADEIRA, OSSO E PEDRA. O ESTUDO DESTA FORMA DE EXPRESSÃO CONTRIBUI COM OS CONHECIMENTOS QUE OS CIENTISTAS TÊM A RESPEITO DO DIA A DIA DOS POVOS ANTIGOS.
Palavras-chave: Educação, conhecimento, Aprendizado.
1. introdução
A Pedagogia entende que há uma conexão íntima entre essas esferas, que deve ser cultivada e incentivada, como parte integrante do processo de ensino/aprendizagem. Assim, o conceito de educação ultrapassa o processo de transmissão de conhecimentos: cuida da formação integral do ser humano, do desenvolvimento de valores e posturas éticas e cidadãs. Essas considerações valem para todos os alunos, da creche à universidade. Sabemos que a educação não acontece apenas no ambiente escolar e durante os anos que lá permanecemos; é um processo permanente e dinâmico, que acontece na interação. Os textos abaixo pretendem não apenas mostrar a síntese da história da Educação, mas, sobretudo, ser um instrumento de formação pedagógica, o qual tem por finalidade contribuir significativamente com idéias, métodos e curiosidades sobre a educação.
2. PERÍODO PRIMITIVO
A educação dos jovens, nesta fase, torna-se o instrumento central para a sobrevivência do grupo e a atividade fundamental para realizar a transmissão e o desenvolvimento da cultura. No filhote dos animais superiores já existe uma disposição para acolher