Classicismo - literatura
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LETRAS
QUESTIONÁRIO-
LITERATURA PORTUGUESA
PROF. ÉLCIO
EVELYN D´ELBOUX Nº 05
NATANY FERNANDA F. DA SILVA Nº14
ITU
2011
1) Faça um resumo do capitulo estudado(capitulo 3- Classicismo), conforme material lido.
CLASSICISMO
Classicismo é o nome da escola artística do Renascimento, que foi iniciado na Itália, no final do século XV. O Classicismo difundiu-se pela Europa ao longo do XVI.
PANORAMA HISTÓRICO-LITERÁRIO
Renascimento é o nome que se dá ás transformações culturais revolucionárias de uma época trepidante, a da passagem da Idade Média para a Idade Moderna.
O poder político descentralizado do feudalismo deu lugar a um poder concentrado na mão do rei. Monarcas como D. João II, Henrique VII, Luís XVI, e D, Filipe II instituíram a monarquia absoluta, ou absolutismo, teorizado por Maquiavel, em “O príncipe”. Essa forma de governo, predominou na Europa até a Revolução Francesa. A decadência política da aristocracia feudal correspondia à ruína da economia feudal. O que no feudo se consumia era produzido no próprio feudo; tratava-se de uma economia agrária fechada. Essa economia comercial, tornando-se expressão da economia política das monarquias absolutas, conhecida pela expressão capitalismo mercantil, ou mercantilismo. O rei e a burguesia tinham interesses confluentes. Com isso, a burguesia pode alcançar uma posição social mais elevada do que seria possível aos plebeus, na Idade Média. Em 1517, Martinho Lutero entrou em atrito com a Igreja. O rompimento das partes conflitantes desencadeou a Reforma. Lutero fundou sua própria Igreja, que não reconhecia a autoridade do papa. Seu exemplo foi seguido por muitos.
Para aumentar a crise da Igreja, o renascimento da cultura clássica e o surgimento da