tomassim
603 palavras
3 páginas
Indivíduo, Cultura e Sociedade.Cultura
A cultura em si tem vários significados, como: conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes, hábitos e aptidões adquiridos pelo homem. No sentido sociológico, a cultura é tão ampla que não exclui nenhum desses significados. Simplificando, é o que resulta da criação humana.
Comportamento Humano e Relações Sociais
As relações sociais é mais um meio de se chegar ao objetivo fundamental de interesses, o comportamento humano.
As relações sociais – comportamento coletivo – não podem ser diretamente observadas, mas podem ser inferidas através do comportamento humano.
O sociólogo precisa observar o comportamento humano, por ele ser enganoso pelo fato de que as pessoas podem esconder os seus sentimentos, interesses e objetivos. Não se deve levar pela aparência do comportamento humano.
Observação de Guy Rocher em comentário à obra de Talcott Parsons:
“Querer estudar o comportamento do homem só do exterior, nos gestos e sinais que oferece um observador que procura nada além do que observar e registrar, é negar todo um lado da realidade social que constitui um conjunto de fatos tão verdadeiros e tão reais quanto os que se podem observar no exterior. A motivação sujeito que age, as ideias e imagens de que se inspira, os sentimentos que o animam, os ideais que persegue, as angustias e receios que o consomem são outros tantos elementos que é preciso fazer entrar em um modelo explicativo dos comportamentos observáveis.”
Vê-se aquilo que o sociólogo pretende identificar no comportamento humano. Não sendo o único meio pelo qual o sociólogo pode chegar às relações sociais.
Como ser um membro da sociedade
Tomando as atitudes e desempenhando o papel dos outros
O mecanismo fundamental consiste num processo de interação e identificação com os outros. A criança torna, por exemplo, sua mão como espelho para si. Atitude que sua mãe faz a criança, consequentemente repete.
É nesse processo de interação e