A Riqueza de Todos
Em 'A Riqueza de Todos', o renomado economista Jeffrey Sachs expõe a perigosa trajetória que a humanidade vem seguindo por não reagir aos desafios mundiais deste milênio. São desafios negligenciados há vários anos e que prometem se agravar ainda mais, à medida que a população global cresce exageradamente e aplica a tecnologia de forma pouco responsável.
Neste ensaio alarmante mas sobretudo otimista, Sachs nos mostra que já existem políticas alternativas prontas para serem implementadas - mas será necessária uma cooperação global entre nações, empresas e cidadãos conscientes para que o planeta chegue à metade deste século estabilizado, próspero e ambientalmente sustentável.
O crescimento populacional descontrolado é o desafio mais importante e imediato para as nações. Em 2050, Sachs estima que seremos quase 9 bilhões de pessoas, 1,7 bilhão a mais que hoje. Utilizando gráficos e tabelas de institutos de pesquisa mundialmente respeitados, o autor mostra que o planeta terá sérias dificuldades para comportar essa superpopulação e suprir suas necessidades. São aqui ilustrados os conflitos decorrentes do fenômeno da globalização nas grandes metrópoles do mundo, num cenário em que a maior parcela da população será urbana. O agravamento da desertificação e do aquecimento global é analisado em cálculos e estudos coletados pelo autor sobre a ação contínua e irresponsável do homem no meio ambiente.
Os mais pobres do mundo, hoje vítimas de epidemias, guerras civis e fome, serão os mais prejudicados pelas futuras ameaças. A riqueza de todos: a construção de uma economia sustentável em um planeta superpovoado, poluído e pobre prova de forma enfática e esclarecedora que resolver estes e outros problemas globais não representa uma despesa exorbitante e desnecessária, mas uma ação capaz de proporcionar mudanças concretas e duradouras.
Sachs nos dá uma verdadeira aula de geopolítica internacional, com estratégias que visam o bem-estar de toda a humanidade no