Curso oratoria
A Arte de Falar em Público
APRESENTAÇÃO
O profissional moderno necessita comunicar-se cada vez mais com outros profissionais, com seus subordinados, com a diretoria da sua empresa, com técnicos de diversas áreas, com os seus clientes, fornecedores, colegas, amigos e familiares.
Seja qual for o público, a apresentação de projetos, aulas ou palestras, venda de produtos e serviços, defesa de idéias, crenças ou opiniões e até mesmo a resolução de problemas sociais e familiares, exigem uma comunicação clara, direta, efetiva e natural.
RETÓRICA
Conceito - A retórica é a técnica (ou a arte, como preferem alguns) de convencer o interlocutor através da oratória, ou outros meios de comunicação. Classicamente, o discurso no qual se aplica a retórica é verbal, mas há também — e com muita relevância — o discurso escrito e o discurso visual.
Em verdade, a oratória é um dos meios pelos quais se manifesta a retórica, mas não o único. Pois, certamente, pode-se afirmar que há retórica na música ("Para não dizer que não falei da Flores", de Geraldo Vandré: retórica musical contra a ditadura), na pintura (O quadro "Guernica", de Picasso: retórica contra o fascismo e a guerra) e, obviamente, na publicidade. Logo, a retórica, enquanto método de persuasão, pode se manifestar por todo e qualquer meio de comunicação.
A retórica aristotélica, de certa forma herdeira daquela de Sócrates, procura fazer o interlocutor convencer-se de que o emissor está correto, através de seu próprio raciocínio. Retórica não visa distinguir o que é verdadeiro ou certo mas sim fazer com que o próprio receptor da mensagem chegue sozinho à conclusão de que a ideia implícita no discurso representa o verdadeiro ou o certo.
Retórica – Em sentido amplo, designava a teoria ou ciência da arte de usar a linguagem com vistas a persuadir ou influenciar.