Arte de falar em publico
CARREIRA
Saber se expressar é fundamental nos negócios. Saiba como evitar erros que podem comprometer uma apresentação em público
Seja para vender um produto ou projeto, treinar a equipe, convencer um grupo, participar de uma reunião de negócios, concorrer a uma vaga de emprego, lecionar, ou até mesmo lidar com situações cotidianas, qualquer profissional deve ter habilidade para falar em público. Quanto melhor a pessoa se expressar, maiores são suas chances de sucesso profissional e até mesmo pessoal. Mas, embora conscientes dessa importância, muitas pessoas encontram dificuldades em falar diante de uma audiência.
Um estudo feito em Campinas pela diretora do Instituto da Comunicação Humana, a fonoaudióloga especialista em voz e mestre e doutora em psicologia pela USP Leda Vasconcellos, revelou que falar em público é o primeiro medo das pessoas que se julgam tímidas, e o segundo dos não tímidos, perdendo apenas para a violência. “As pessoas geralmente se sentem expostas, e acreditam que os outros podem avaliálos negativamente”, explica Leda.
Erros e acertos
Mesmo profissionais experientes muitas vezes encontram dificuldades para transmitir idéias, tornando suas apresentações monótonas e desinteressantes. “Isso acontece porque, na maioria dos casos, elas são coadjuvantes de suas próprias apresentações. Tornam-se leitores de ‘livros iluminados’, achando que uma boa apresentação se resume a telas cheias de textos e ilustrações”, considera Ney Pereira, professor da FGV e do Ibmec. Pereira, que realiza com a Compass Business School curso sobre técnicas de apresentação, explica que o Power Point é um recurso importante, mas que deve ser utilizado de modo correto e no momento certo. Fundo e letra devem contrastar, e o slide deve ser objetivo e sem frases longas, com no máximo oito linhas.
Com ou sem o uso da ferramenta, faça sempre o reconhecimento do ambiente e dos recursos audiovisuais disponíveis, que