Proporção aurea
O período pré-colonial do Brasil, é o período que vai do descobrimento do Brasil pelos portugueses até o início do povoamento e colonização afetiva do território com a expedição de Martins Afonso de Sousa em 1.532. O período foi marcado pelos primeiros contatos que os indígenais, por expedições exploratórias e por patrulhas portuguesas e pelos choques com corsários, principalmente franceses que competiam pela exploração do pau-brasil e o domínio sobre a terra.
Capitanias Hereditárias
As Capitanias hereditárias foram um sistema de administraçao territorial criado pelo rei de Portugual, D. João lll, em 1.534. Este sistema foi criado pelo rei de portugual com o objetivo de colonizar o Brasil, evitando assim invasões estrangeiras. Ganharam o nome de Capitanias Hereditárias, pois eram transmitidas de pai pra filho. Estas pessoas que recebiam a concessão de uma capitania eram conhecidas como donatários. Tinham como missão colonizar, cuidar e administrar o território. Por outro lado, tinham o direito de explorar os recursos naturais, como madeira, animais, minérios.
Governo geral
O principal motivo para a criação dos governos gerais, em 1.548, foi o fracasso das Capitanias Hereditárias.O governo geral era um governo centralizado, criado em Portugal na Colonia com o objetivo de auxilias e defender as Capitanias. O governo tinha, então, o objetivo de coordenar a ação dos donatários e não extinguir o sistema de Capitanias existentes.
Industria Canavieira
A sociedade da região açucareira dos séculos XVI e XVII era composta, basicamente, por dois grupos. O dos proprietários de escravos e de terras compreendia os senhores de engenho e os plantadores independentes de cana. Estes não possuíam recursos para montar um engenho