Recrutar
Érica Nacarato
Nas seleções de emprego, é muito comum ouvir dos recrutadores que eles procuram alguém que tenha o perfil da empresa. Entretanto, tão fundamental quanto isso, é que o profissional esteja em uma companhia cuja política e valores sejam compatíveis com o seu perfil. Afinal, não é apenas a empresa que selecionao candidato, mas ele a recruta também.
O conferencista, autor, professor e fundador da Julio Sergio Cardozo & Associados, empresa de consultoria em negócios, Julio Sergio Cardozo, defende que escolher a empresa que pratique os mesmos valores que os seus é imprescindível; mas isso, muitas vezes é deixado de lado, pois o profssional se preocupa, na maioria das vezes, com o lado econômico do emprego. “Muitas vezes há uma preocupação exagerada com os aspectos financeiros em detrimento a outros igualmente importantes (ou talvez mais importantes), tais como: conceito da empresa, os seus dirigentes, possibilidades de crescimento na carreira, ambiente de trabalho, etc”.
No entanto, o administrador, palestrante, professor universitário e autor, Jerônimo Mendes, ressalta que, escolher uma empresa com o seu perfil, não significa escolher a maior ou mais conhecida, mas aquela que propicie melhores condições de desenvolvimento profissional, de acordo com as suas competências, habilidades ou características mais relevantes. “Meus alunos do MBA sempre me procuram na esperança de que eu possa facilitar o acesso deles às grandes empresas do meu círculo de relacionamento; e eu sempre digo que eles têm muito mais condições de crescer em empresas de médio ou até mesmo de pequeno porte, do que disputar espaço em corporações onde a competição é frenética e muitas vezes injusta”.
Segundo os entrevistados, saber como é a política da empresa e como será o trabalho pode ser mais simples do que se imagina. Para isso, basta perguntar ao recrutador e se informar com alguém que já trabalhe, ou que já