aleitamento
10 MANDAMENTOS DA AMAMENTAÇÃO
CURITIBA
2014
Adriana Oliveira
Daniely Pereira
Letícia Fagundes
Patrícia Ferreira
Tainan Scarpini
10 MANDAMENTOS DA AMAMENTAÇÃO
Trabalho acadêmico apresentado na Disciplina de Saúde da Criança e do Adolescente Curso de Enfermagem, Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba - Inove.
Orientador (a): Profa. Patrícia Julimeire.
CURITIBA
2014
Sumário
Introdução
É uma estratégia mundial, idealizada pela OMS e pelo UNICEF, para promover, proteger e apoiar a Amamentação, mediante o cumprimento, pelos hospitais, dos “Dez Passos para o sucesso do Aleitamento Materno”.
Segundo Araújo e Schmitz, 2007 o aleitamento materno tem influencia direta ou indireta na vida futura do indivíduo, auxiliando na redução de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e obesidade, reduzindo o risco da mulher que amamenta de contrair câncer de mama e de ovário e de ter diabete tipo II. Além disso, o aleitamento materno promove a saúde física e mental da criança e da mãe, estreitando o vínculo entre eles. A IHAC foi inventada em 1990 pela OMS e UNICEF, em resposta ao chamado para a ação da Declaração de Innocenti, copilado de metas criadas com o objetivo de resgatar o direito da mulher de aprender e praticar a amamentação com sucesso. Nos últimos quinze anos essa iniciativa tem crescido, a contar atualmente com mais de 20 mil hospitais credenciados em 156 países do mundo, incluindo o Brasil (ARAÚJO e SCHMITZ, 2007).
A IHAC está introduzida na Estratégia Global para Alimentação de Lactentes e Crianças de Primeira Infância criada em 2002 pela OMS/UNICEF, que busca ajuda renovada à amamentação exclusiva, do nascimento aos seis meses de vida, e a assiduidade da amamentação por dois anos ou mais, com introdução de