Recrutamento e seleção
Os recursos humanos vêm vivenciando grandes mudanças em meio à globalização no mundo dos negócios.
Atualmente as organizações buscam pessoas qualificadas e com espirito competitivo, para que se tornem parceiras do negócio e adquiram índices de produtividade elevados.
Um dos fatores principais a se atribuir na política dos Recursos Humanos é seu subsistema: provisão de pessoas, que tem como principal fator a atração de talentos que possam garantir o preenchimento adequado de recursos e competências à sua competitividade e sustentabilidade.
O subsistema de provisão de recursos humanos é a porta de entrada de novos talentos que movimentam a empresa através de suas habilidades e competências motivacionais para a organização, cabe a esse subsistema filtrar e selecionar apenas candidatos que tragam engajamento para os negócios da empresa.
O principal tópico que será abordado é o planejamento do recursos humanos no recrutamento e seleção de pessoas, que visa a atração de novos talentos sendo necessário, o planejamento e a organização para estimular a atração do mesmo.
O recrutamento é o inicio para o preenchimento de uma vaga em aberto, sendo influenciado diretamente pelo mercado de trabalho, é neste processo que a empresa expõe seus valores, pois um recrutamento mal conduzido gera uma imagem negativa da empresa, e essa analise é feita desde o atendimento dos candidatos ao retorno dos não escolhidos.
No passado o processo de seleção era visto como uma decisão fácil, baseado na empatia e antipatia pessoal do chefe. Hoje a seleção é vista como um processo dependente de muitos fatores, do que da simples intuição, diferente do passado, a seleção é baseada em diversas etapas cumpridas pelo candidato etapas essas que servem para examinar e eliminar candidatos.
Seleção é o processo de escolha de profissionais qualificados que atua em conjunto com o recrutamento, reduzindo o número de candidatos atraídos, por meio da escolha do mais qualificado, é um sistema