Cap 4 - empreendedorismo
Identificando Oportunidades – Oportunidades na internet
A internet, que surgiu na década de 90, é uma ferramenta essencial nos dias de hoje, pois além de ser uma fonte de pesquisa, busca de informações e entretenimento, na internet vem se destacado o empreendedorismo virtual, ou seja, criação de empresas e negócios virtuais, que vem apresentando resultados positivos para o crescimento evolutivo do número de empresas/franquias.
Há empresas 100% virtuais, que não há loja física, como por exemplo, o site “Submarino”. E empresas como esta, funcionam como um “centro de distribuição”, ás vezes possuindo pequenos, médios ou grandes estoques. Porém, há empresas semelhantes que trabalham com estoque zero, onde um cliente faz o pedido de determinado produto ou serviço, e é a partir do pedido do cliente que a empresa solicita o produto ao fornecedor ou o prestador de serviços.
O marketing e as propagandas alavancaram-se muito nesse ramo da internet, onde a cada clique é provável o surgimento de algum tipo de propaganda. Assim como shoppings virtuais e leilões também tem obtido sucesso.
As empresas virtuais não têm somente como público-alvo pessoas físicas, há negociações entre empresas (B2B) e entre consumidores (C2C), onde o lucro é obtido através da cobrança de parte do valor das transações efetuadas.
Existem vários modelos de negócio que tem como objetivo o sucesso e aceitação, porém empresas virtuais devem seguir modelos tradicionais de uma empresa real, pensando em um negócio durável, ou seja, um negócio deve basear-se em receita e lucros para que não se torne um negócio com tempo, prazo de vida útil