Recrutamento e seleção
Introdução
Recrutamento e seleção são atividades que estão plenamente interligadas, andam sempre lado a lado e fica difícil fazer uma separação entre elas, embora curiosamente se refiram a resultados finais distintos.
Conceitos
Recrutamento: Processo de identificação e atração de um grupo de candidatos, entre os quais serão escolhidos alguns para posteriormente serem contratados para o emprego (MILKOVICH e BOUDREAU, 2000).
Trata-se de uma forma de as empresas suprirem as suas necessidades de recursos humanos, para atingir seus objetivos por intermédio de uma estrutura social realmente qualificada.
Como alcançar tal resultado? É necessário um bom planejamento, que não é exclusivo da unidade de gestão de pessoas. Pode ficar a cargo de diferentes unidades.
Importante: independentemente do modelo de planejamento direcionado a recursos humanos que a empresa venha a usar, na maioria das vezes a participação da área de gestão de pessoas é inevitável.
Qualquer que seja a unidade envolvida na atividade de recrutamento, será importante saber responder a perguntas básicas:
Por quê?
Quem?
Como?
Onde?
Respondida tais questões e detectada a real necessidade de ser recrutar, é preciso salientar que o recrutamento é “um processo de comunicação bilateral (MILKOVICH e BOURDREU, 2000).
Infelizmente, ainda encontram-se empresas de bom porte que não consideram esta “ferramenta de mão dupla”, pois entendem ser suficiente recrutar, uma vez que hoje são muitos candidatos.
Feito o recrutamento de forma eficiente e eficaz, parte-se, então, para o processo seleção, ou seja, “escolher e classificar os candidatos adequados” (ZOUAIN, 2003) às carências da organização.
Com um bom planejamento rapidamente pode-se chegar a esta resposta, já que tudo (perguntas básicas) está claramente definido.
TIPOS DE RECRUTAMENTO
Existem três alternativas, que serão escolhidas em função das características exigidas das pessoas a serem recrutadas e