Problemas da urbanização
Urbanização é o processo de afastamento das características rurais para características urbanas. E está associado ao desenvolvimento da civilização e da tecnologia.
O termo significa, demograficamente, a redistribuição das zonas rurais para assentamentos urbanos, e pode também ser a ação de dotar uma área com infraestrutura, como água, esgoto, eletricidade e/ou serviços urbanos como transporte, educação, saúde etc..
Histórico do surgimento
Segundo a Revista Época, no século XIX, apenas 2% da população era urbana, no século XX, a porcentagem subiu para 10% e em 2011, a população mundial vivendo em áreas urbanas atingiu 50%.
Já no Brasil, a urbanização teve início apenas na década de 30, devido à intensificação do processo de industrialização, sobretudo após a 2° Guerra Mundial. Em 1940, a porcentagem subiu para 31% e atualmente 80% da população vive nas cidades do país.
Aspectos Gerais
Com o aumento da conscientização ambiental da população mundial, de forma geral, já são notadas algumas novas propostas com princípios de urbanismo sustentável, com novas práticas na relação da população com o meio urbano. Uma das maiores propostas é a construção de Masdar, localizada nos Emirados Árabes. Vai ser uma das cidades mais sustentáveis do mundo, cerca de 6 km2 . Masdar City é um conjunto emergente de limpeza de tecnologia global que coloca suas empresas residentes no coração global de energia renovável e da indústria de tecnologia limpa. Situado 17 quilômetros do centro de Abu Dhabi, Masdar City é de alta densidade, o desenvolvimento pedestres onde atuais e futuras tecnologias de energia renovável e limpa são exibidos, comercializados, pesquisado, desenvolvido, testado e implementado. A cidade, que no total irá construir casas para 40 mil habitantes e centenas de empresas, irão integrar a gama de tecnologias de energia renovável e sustentabilidade, através de uma comunidade de vida e de trabalho. A cidade tem uma universidade de pesquisa de alto nível, que é