Problemas da urbanização em países emergentes
A grande concentração de pessoas nas cidades podem causar vários problemas sociais e ambientais, devido essas não terem infra-estrutura suficiente para sustentar esses habitantes. Diante dessa situação, começa a ocorrer vários problemas gerados pela urbanização em países emergentes. Dentre muitos, estão:
• Desemprego: aumenta o números de trabalhadores no mercado informal, promovendo assim o alto crescimento da violência, pois muitas pessoas devido ao desemprego optam pelo crime.
•As favelas apresentam uma grande concentração de barracos em situações precárias e localizados em áreas de risco, muita das vezes sem o saneamento básico. E são as favelas que abrigam grandes grupos de criminosos, gerando o tráfico de drogas.
•Cortiço: são moradias,na maioria das vezes edifícios antigos,que abrigam grande quantidades de pessoas. Os cortiços,como as favelas, apresentam péssimas condições de vida.
•Loteamentos populares: na maioria das vezes ocorrem em áreas periféricas ,e as pessoas que habitam esse lugar são de baixa renda. Um dos grandes problemas desse tipo de habitação é que a maioria dos loteamentos são clandestinos
•Enchentes: devido à grande extensão de asfaltos e concretos nas cidades, a infiltração da água é mais dificultada. Quando ocorre um grande volume de chuva as galerias pluviais não conseguem armazenar toda a água, invadindo assim as residências, prédios públicos, túneis e dificultando o trânsito. Esses são um dos grandes problemas sofridos pelo países emergentes, devido a aglomeração de pessoas nas cidades e o governo não conseguir resolver esses problemas.
Solução dos problemas citados:
A solução para esses problemas é o governo oferecer mais oportunidades de empregos,melhora na qualidade de vida, a população não se aglomerar nos grandes centros urbanos e controlar o crescimento populacional,pois assim o governo vai ter facilidade de melhorar a vida da população e até mesmo se torna