RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Com o dinamismo do mundo atual, é necessário o melhor aproveitamento dos recursos empresariais, desde seu nível operacional até a sua gerencia. Através do treinamento de pessoal é possível lapidar a qualidade dos colaboradores, é gasto verba e tempo que muitas vezes a empresa não possui, deste modo à contratação de colaboradores que já possuem qualificação prévia seja a forma mais eficaz.
Para tal é necessário o setor de Recursos Humanos da organização seja qualificado e preparado, possuindo um subsetor de recrutamento e seleção.
A especificação na necessidade da organização deve ser precisa, ou seja, é obrigatório a uma organização que deseja o sucesso, a colaboração entre seus setores de gerência e recrutamento, assim evitando contratações errôneas e que não são fundamentais, ocasionando gastos extras e, um novo processo de recrutamento.
Para se recrutar é sábio conhecer onde se divulgar a vaga. Para cada nível de vaga, é recomendadauma divulgação diferente, as principais fontes de divulgar vagas são:
• Agências de emprego, é recomendado a vagas de níveis operacionais a médio.
• Consultorias, é recomendado de níveis médio a superiores.
• Jornais, a de níveis operacionais a cargos superiores, depende, porém, do jornal divulgado, jornais que tem apelo às classes B e A, são recomendadas vagas importantes, como gerência, já jornais voltados a classes inferiores e jornais especializados em empregos, são pra vagas de menos importância dentro da organização.
• Placas na porta da empresa e anuncio em emissoras de rádio locais e alto-falantes pelo bairro, voltado a vagas de níveis operacionais onde não é necessária uma formação acadêmica elevada.
• Feiras, eventos e cartazes em universidades, faculdades e escolas técnicas, voltado a vagas de estágio e trainee.
• Networking, é usado para vagas de confiança dentro de uma organização. Feito o processo de divulgação, é iniciado o processo de seleção.
O processo de seleção tem