Watter Cooler
INTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
CONSERVAÇÃO DE ENERGIA: REFRIGERAMENTO EFICIENTE DE CPUS
Curso: Engenharia de Computação
Professor TIDIR: Elson de Abreu Rocha Junior
Anderson Soares, Branco Moreira dos Santos Penna, Felipe Araújo Talhadas, Gustavo Henrique e
Silva, Hudow Ramos, Matheus Ícaro de Arruda Martins, Thiago dos Santos Timóteo, Uzias Lucas de
Oliveira Júnior.
Resumo ⎯ Este artigo tem como escopo o estudo do sistema de um Water Cooler sobre a perspectiva da termodinâmica, em resfriamento eficiente em CPUs.
Palavras-chave ⎯ Water Cooler, refrigeração, termodinâmica.
1. INTRODUÇÃO
Energia é tudo o que produz, ou pode produzir ação, é um recurso imprescindível para que possa existir vida no nosso planeta. De acordo com Nicolau
(1998, p. 151) “A energia nunca é criada nem destruída, mas apenas transformada de um tipo em outro. podendo tomar as mais variadas formas: Energia mecânica, calorífica, gravídica, elétrica, química, magnética, radiante, nuclear, etc.’’.
Um átomo pode ganhar ou perder elétrons para outros átomos. Este movimento implica a transferência de uma determinada quantidade de energia, a qual se designa por energia elétrica (TORRES, Et al, 2010, p. 15). Para produção dessa energia elétrica, tem como consequências grandes impactos ambientais que são variados.
De acordo com a Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), os impactos ambientais por usinas hidrelétricas, termoelétrica, nucleares entre outras podem ser desastrosos, causando danos talvez até irreversíveis ou meio ambiente.
(ARJUNA PANZERA, Et al, 2013). Percebe-se então uma necessidade de meios para amenizar diminuição no consumo de energia, assim menor dano ao meio ambiente. Podem-se aplicar medidas educacionais para esse consumo correto a energia elétrica, como eficiência energética por exemplo.
Eficiência Energética para o Instituto Nacional de Energia Elétrica (INEE) é a utilização correta