Recrutamento e seleção
TRABALHO – MODELOS DE PLANEJAMENTOS DE RH
1- No modelo baseado na procura estimada do produto as necessidades de RH para as atividades de produção são dependentes de qual situação? Explique o por quê?
R: Esse modelo é baseado na ideia de que a necessidade de pessoal pode variar dependendo da procura por um produto ou serviço. Ex: Quando há uma necessidade de aumentar a produção, deverá ser feito um planejamento de necessidades a serem avaliadas, compra de máquinas (tecnologia), atualização e desenvolvimento de pessoas, mão de obra suficiente, e disponibilidade financeira. Este modelo é limitado porque diminui os aspectos quantitativos desconsiderando as possíveis greves, estratégias do concorrente, fatos imprevistos.
2- No modelo baseado em segmentos de cargos é possível projetar níveis futuros analisando que fatores?
R: Primeiro analisa a necessidade do cargo, avalia o histórico do funcionário e determina o fator futuro.
3- Quais as duas variáveis que influenciam as futuras substituições dentro da organização de postos chave?
R: Neste modelo é feito um mapeamento das possíveis substituições para o planejamento, exemplo, organograma com informações gerenciais, onde os funcionários poderão ser classificados como preparados para a promoção, funcionários que precisa de uma maior experiência no cargo que ocupa e funcionário com substituto já preparado. As duas variáveis que influenciam as futuras substituições são: Desempenho atual – que é feito uma avaliação de desempenho com o funcionário e avalia as opiniões dos gerentes e outros funcionários. Condições de promovabilidade – avalia se o funcionário está preparado para a função e se terá um bom desempenho futuro no cargo.
4- Modelo baseado no fluxo de pessoal pode ser utilizado para prever que situações?
R: Pode prever as necessidades em curto prazo de RH, como fluxo de pessoas que entram e saem da empresa, promoções e transferências internas, em resumo a rotatividade, as