Artigo cientifico
David Hume é um dos principais representantes do Iluminismo britânico. Embora tenha ido para a história como um dos fundadores do empirismo, que não deve obscurecer as importantes reflexões de Hume sobre questões práticas: ética (é claro), mas também a religião da política e história.
Hume define Moral como aquelas qualidades que são aprovadas, em quem querem elas acontecem estar e por virtualmente todo mundo, Hume se dispõe a descobrir o fundo ou base mais ampla das aprovações. Essa base ele a encontra, como ele encontra as bases da crença, nos "sentimentos" e não nos "conhecimentos". As decisões morais são baseadas em sentimento moral.
Palavras chave: Ética e Moral (David Hume) .
2 - INTRODUÇÃO
O presente trabalho a ser apresentado à disciplina Filosofia tem como objetivo abordar os vocábulos ética e moral sob um enfoque filosófico um tanto prático, onde irá procurar delinear as suas diferenças e principalmente a interligação entre ambas, mostrado o quanto ambas estão ligadas em nosso modo de agir e pensar.
A sociedade moderna está vivendo um progresso tecnológico jamais imaginado que ultrapassa as previsões dos mais perspicazes, o que leva o homem contemporâneo a agir com uma certa angústia, o que acaba por afasta-lo do real, do que é certo ou errado, e até mesmo da auto-realização, ameaçando a integridade e a diginidade do ser humano, a agir sem moral, sem ética. É importante dizer que as idéias, as normas e as relações sociais nascem e se desenvolvem em correpondência à necessidade social desenvolvida, que está sempre visando garantir uma determinada ordem social, regulando desta forma as ações coletivas e individuais.
Hume é um dos principais representantes do Iluminismo britânico. Embora tenha ido para a história como um dos fundadores do empirismo, que não deve obscurecer as importantes reflexões de Hume sobre questões práticas: ética (é claro), mas também a religião da política e história. Portanto, a