Interdisciplinaridade na escola
INTERDISCIPLINARIDADE NA ESCOLA: LIMITES E POSSIBILIDADE
Introdução
Num primeiro momento delimitaremos a nossa compreensão de interdisciplinaridade, bem como de outros diferentes tipos de relações entre disciplinas, como: multidisciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar.
Num segundo momento apresentaremos uma proposta de construção curricular interdisciplinar para séries iniciais, considerando a Matemática, a Geografia, o Português e as
Ciências Biológicas utilizando a Literatura Infantil como a articuladora dos diferentes conteúdos de forma a criar um contexto que tenha significado para o aluno, buscando compreender os limites e possibilidades da interdisciplinaridade na escola.
As interdisciplinaridades
Muito se tem falado em interdisciplinaridade. Esta palavra passa a fazer parte de muitos documentos oficiais, como o caso dos PCNs, sem que se esclareça suficientemente o que se entende ou pretende com seu uso. Parece, algumas vezes, que a interdisciplinaridade poderá resolver todos os problemas da educação, como em outros tempos ocorreu com outros termos ou expressões, como o construtivismo, ou a educação libertadora, com a educação popular, etc. Ou seja, a apropriação da terminologia técnica se dá sem o cuidado ou aprofundamento necessários, levando muitas vezes a um esvaziamento do significado do termo em questão.
Nesse sentido, seria desejável resgatar a origem da palavra interdisciplinaridade, suas possibilidades de uso e seus limites. Nessa busca poderíamos voltar até os filósofos gregos e discutir se com Aristóteles já havia interdisciplinaridade, mas nosso recorte é de um período bem mais recente, quando surge o termo interdisciplinar na Europa, principalmente na França e Itália em meados de 1960. A interdisciplinaridade surge no contexto educacional da modernidade, quando se iniciam as críticas