A interdisciplinaridade como principio da reformula o da escola tradicional
O conceito de interdisciplinaridade aparece como uma nova pratica educativa para substituir o conceito obsoleto fragmentação das disciplinas na escola tradicional. A falta de comunicação entre os setores educacionais sejam estes entre alunos, professores e diretores sejam estes entre disciplinas são problemas corriqueiramente encontrados nas escolas tradicionais. Neste contexto a interdisciplinaridade visa garantir uma aprendizagem contextualizada que ultrapasse o limite individual das disciplinas.
A memória como base do conhecimento deve ser estimulada para que o aluno possa acompanhar e entender o seu cotidiano e o contexto social que envolve as mudanças decorridas do desenvolvimento da sociedade. Deste modo a escola necessita se reformular para acompanhar o ritmo das mudanças de uma sociedade cada vez mais informada, conectada e complexa.
A interdisciplinaridade tem como objetivo não só a integração de conteúdos entre diversas disciplinas como também a destruição a fragmentação do conhecimento através da comunicação entre disciplinas e setores escolares. Para que se possa adotar a interdisciplinaridade é necessário que se faça o uso da investigação cientifica através de testes e avaliação das fases relacionadas ao aprendizado interdisciplinar para que este seja realizado da melhor maneira possível.
Assim sendo para superar os problemas comuns da escola tradicional, o conceito de interdisciplinaridade surge como uma prática possível. A adoção da interdisciplinaridade requer do corpo docente o uso da investigação cientifica, da reflexão e a revisão da atual pratica pedagógica possibilitando a escola cumprir plenamente sua função de transferir o conhecimento para formação de um ser humano critico e consciente.