pedagogia
A presente ATPS ( atividade prática supervisionada) tem como objetivo a elaboração de um relatório contendo compreensões e reflexões sobre os desafios da prática docente. A elaboração da ATPS visa um estudo reflexivo sobre as questões inerentes as dimensões do processo didático: ensinar, aprender e avaliar. De modo a estabelecer um diálogo entre a formação e a docência, assim como favorecer uma gama de reflexões teórico-práticas em relação à prática docente.
Levando em consideração os desafios encontrados no cotidiano escolar voltados para a docência, construindo conhecimento didático-pedagógico sobre a prática de ensino, refletindo sobre as relações de ensino, demonstrando os aspectos relacionados à articulação entre teoria-prática, e a contextualização do ensino enriquecido e sustentado pela ação crítica e reflexiva, tanto do aluno quanto do professor.
Segundo DELORS, a prática pedagógica deve preocupar-se em desenvolver em quatro pilares fundamentais, que serão para cada indivíduo os pilares do conhecimento e o projeto busca integrá-los na relação ensino-aprendizagem são eles: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver com os outros e aprender a ser.
Com base nessa visão dos pilares do conhecimento, podem-se prever grandes consequências na educação. O ensino-aprendizagem voltado apenas para a absorção de conhecimentos e que tem sido objeto de preocupação constante de quem ensina a pensar, saber comunicar-se e pesquisar, ter raciocínio lógico, ser independente, fazer síntese e elaborações teóricas, ser autônomo, enfim ser socialmente competente.
Ensinar e aprender são um dos desafios da prática docente na contemporaneidade devido as grandes mudanças que surgem e são repassadas à sociedade atual, isso sugere uma revisão de paradigmas que contribuem para uma educação progressista que vislumbre, o enfrentamento dos desafios à prática docente, e tendo em vista o surgimento de novas concepções e