RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL
É um conjunto de técnicas e procedimentos que atrai candidatos com qualidade e capacidade de ocupar cargos dentro da empresa. Isso é um modo de informação pela qual a organização divulga e disponibiliza as oportunidades de emprego que pretende preencher.
Para Chiavenato (1999 p.82), “o papel do recrutamento é divulgar no mercado as oportunidades que as organizações pretendem oferecer para as pessoas que possuem determinadas características desejadas”.
Para Chiavenato (1999), através do recrutamento a organização mostra para determinados candidatos a oferta de oportunidades de emprego. O recrutamento funciona como uma ponte entre o mercado de trabalho e o mercado de Recursos Humanos.
Segundo Gil (2007, p.93), “recrutamento consiste num processo que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização”. Conforme relatos de Lacombe (2005), o recrutamento é um conjunto de práticas e processos que se usa para atrair candidatos a vagas existentes, sendo a primeira etapa de um processo que termina com contrato definitivo depois do período de experiência. Ao se abrir uma vaga, o recrutamento primeiramente deve se fazer uma pesquisa para buscar as características desejadas em pessoas para o cargo no qual precisa ser ocupado. A maioria das grandes empresas dispõe de um banco de dados de candidatos onde pode ser feito uma busca e recuperar o currículo. (LACOMBE, 2005). Para Chiavenato (1986), a função do recrutamento e suprir a seleção de pessoal e de matéria prima básica, ou seja, os candidatos ao emprego.
3.1 Como recrutar um funcionário Para Chiavenato (1986), o recrutamento se baseia em quatro pontos:
Quantidade de candidatos: quanto maior o numero de candidatos que atenda os requisitos da vaga será maior a possibilidade de escolher um bom profissional.
Qualidade dos candidatos: o recrutamento deve atrair candidatos com as qualificações exigidas.
Permanência: a permanência dos