shot paper
CURSO DE DIREITO
JUSTIÇA
Mogi das Cruzes
2014
Eugênia Maria Pereira da Silva RGM 111.411.031.95
JUSTIÇA
Short Paper apresentado ao curso de Direito da Universidade de Mogi das Cruzes, como requisito parcial para a aprovação na disciplina Metodologia Científica e Técnicas de Pesquisa, sob a orientação do Prof. Dr. Algacir José Rigon.
Mogi das Cruzes
2014
A palavra justiça vem do Latim JUSTITIA, que significa dá a cada um aquilo que é seu. Palavra esta muito usada nas teorias de importantes filósofos como Platão e Aristóteles, pois consiste em igualdade, direitos e deveres de cada um.
Buscando aprofundar no desígnios desta palavra, vamos encontrar diferentes modos para sua aplicação, e entendimento diverso, por que em seu significado universal, ela deve produzir o equilíbrio entre as partes, mas isso não significa que será justo para ambos. Na antiguidade prevalecia no direito Grego as leis de Talião, que consistia em fazer justiça da mesma forma que foi cometido a injustiça, mas com o passar dos tempos isso foi se adequando. Conforme Platão (2011, p. 22), no livro I de A Republica “A justiça não pode produzir injustiça”. Essa teoria de Platão de certo modo vem sendo aplicada até os dias de hoje, em diversas partes do mundo, isso porque não se pode matar alguém por ter matado outra pessoa. Deve-se recorrer aos órgãos competentes para que justiça seja feita sem que cometa a injustiça. O universo da palavra justiça é muito amplo, pois abrange a sociedade em todos os campos da vida cotidiana, mas sempre buscando seu conceito inicial de equilíbrio em todas as áreas em que se aplica a mesma, visto que diariamente nos deparamos com a justiça sendo aplicada em diversos campos da sociedade, seja ela justiça federal que consiste em decidir litígios que envolvem os interesses públicos, justiça do trabalho que consiste em resolver as controvérsias que se dá entre empregado e empregador,