Recrutamento e seleção de pessoal
A seleção de pessoas integra o processo agregar pessoas e funciona logo após o recrutamento. Ambos, o recrutamento e a seleção de pessoas, fazem parte de um mesmo processo: ingresso de pessoas na organização.
A seleção de pessoal é uma atividade de escolha, de classificação e de decisão. Enquanto o objetivo do recrutamento é abastecer o processo seletivo – os candidatos- o objetivo da seleção é escolher e classificar os candidatos mais adequados às necessidades do cargo e da organização.
Os responsáveis pela seleção devem ter informações adequadas como base para suas decisões. Informações sobre os cargos a serem preenchidos, o conhecimento da relação do número de candidatos por vaga e o máximo de informações relevantes possíveis sobre os próprios candidatos, são essenciais para a tomada de decisões seguras.
Após serem reunidas as informações sobre o cargo a ser preenchido, o passo seguinte é a escolha das técnicas de seleção para conhecer os candidatos adequados.
As técnicas ou os procedimentos de seleção podem consistir em: preenchimento de uma ficha pelo candidato, entrevistas, questionários, dinâmicas de grupo, simulação de desempenho, análise de currículo; além de testes de conhecimento, de personalidade, psicológicos e grafológicos; e, ainda, exames médicos, toxicológicos e genéticos.
Um dos métodos mais utilizados em seleção de pessoal é a entrevista, que consiste em um processo de comunicação entre duas pessoas ou mais, que interagem entre si no qual uma das partes está interessada em conhecer melhor a outra.
Para tornar a seleção mais assertiva, os recrutadores recorrem, também, as conhecidas dinâmicas de grupo, que quando bem aplicadas, podem propiciar aos responsáveis pela seleção a oportunidade de conhecer os aspectos comportamentais de cada candidato e como ele interage com as outras pessoas no ambiente de trabalho.
Os questionários de personalidade examinam suas preferências comportamentais, isto é, como você gosta de