RECRUTAMENTO E SELE O
ADMINISTRAÇÃO
3º SEMESTRE
BRUNO MONTEIRO DE SOUZA
JOSÉ CARLOS FERREIRA COSTA
MAURICIO SIMÕES PINTO
THAMIRES ROCHA OLIVEIRA
JACARACI - 2014
RECRUTAMENTO E
SELEÇÃO
Atualmente as empresas estão descobrindo que o maior potencial para o seu desenvolvimento no mercado reside nas perspectivas humanas.
Com
o grande desenvolvimento tecnológico e o grande fluxo de informações, surge a necessidade de pessoas qualificadas e capazes para compor a organização
Para que a empresa tenha sucesso na contratação de novos funcionários, é necessário um cuidadoso planejamento do qual a empresa Posto Minas Bahia não utiliza, não porque ache desnecessário, más por falta de conhecimento. Este planejamento se da em uma seqüência de três importantes fases:
1)
O que a organização precisa em termos de pessoas.
2) O que o mercado de RH pode oferecer.
3) Quais as técnicas de recrutamento e seleção aplicar.
Existem três tipos de recrutamento, interno, externo e misto
O
Processo de Recrutamento e seleção interna tem por objetivos motivar os funcionários, oportunizar o desenvolvimento de uma carreira profissional e agregar qualidade nos produtos e serviços da empresa
O
Recrutamento Externo é um conjunto de atividades que visam atrair um conjunto de candidatos qualificados, que estão espalhados no mercado, ou seja, fora da organização, e que se submeterão ao processo de Seleção de Pessoal, a fim de ingressarem na organização.
Já
o Recrutamento Misto é inicialmente recrutamento interno, seguido de recrutamento externo, caso o interno não apresente resultados desejáveis.
Um processo seletivo eficaz precisa, primordialmente, apresentar alguns indicadores, tais como:
Contar
com um perfil do cargo muito objetivo e claro.
Ter a exigência de competências bem definidas. Determinar, juntamente com o cliente interno, as ocasionais variações no perfil do cargo.
Possuir todas as informações possíveis sobre os candidatos.
Utilizar as ferramentas e os instrumentos
Os