Recrutamento E Sele O
Recrutamento e Seleção
Barbara da Silva Almeida
Sara Daniela Barbosa da Silva
Docente: Prof. Daniela Carvalho Willks
Porto, Universidade Portucalense
2014/2015
1. Introdução
Desde sempre a procura por profissionais qualificados e competentes, para preencher os postos de trabalho foi importante para o bom desempenho das organizações. Atualmente a melhoria contínua dos processos empresariais exerce uma enorme, pressão sobre as organizações, a alta competição entre as empresas faz com que se torne cada vez mais significante a presença de bons colaboradores, pois qualquer objetivo organizacional só poderá ser atingido com e por intermédio das pessoas que para além de serem competentes tem que trabalhar em conjunto para atingi-lo. Assim a escolha dos melhores, é vital para o sucesso da organização, e uma boa condução dos processos de recrutamento e seleção irá refletir-se interna e externamente na empresa.
2. Recrutamento
O recrutamento pode ser definido como “um conjunto de atividades levadas a cabo por uma organização com o objetivo fundamental de identificar um grupo considerável de candidatos, atraindo-os para a empresa e retendo-os pelo menos a curto-prazo”.
É a atividade que antecede a seleção.
Para Spector (2002) conseguir candidatas para as vagas disponíveis é um desafio constante. Para poder contratar pessoas qualificadas, uma organização precisa de ter um grande número de candidatos, a fim de poder escolher entre eles.
Segundo Chapman (1996), embora seja um processo demorado, quanto maior o número de candidatos que se entrevistar, melhor o quadro que poderá obter da qualidade dos mesmos. Daí a possibilidade de selecionar, entre cargos, com vista em manter ou aumentar a eficiência da organização (GIL, 2001).
Para Milkovich e Boudreau (2000), recrutamento é o processo de identificação e atração de um grupo de candidatos, entre os quais serão escolhidos alguns para posteriormente serem contratados para o emprego.
2.1