RECRUTAMENTO E SELE O
As empresas conquistam vantagens competitiva contratando pessoas competentes e motivadas;
É preciso colocar a pessoa certa no lugar certo e com a competência necessária;
É através do recrutamento e da seleção, que os candidatos ingressam na empresa e se tornam funcionários.
É importante observar também os impactos de um recrutamento e seleção feito de forma errada, analisar os custos e a perda de tempo na substituição de um empregado ou até mesmo os prejuízos causados pelo mesmo, que pode não realizar suas tarefas de forma produtiva e também a insatisfação do funcionário trabalhando em um local onde o mesmo não está apto.
Segundo Chiavenato (1999, p. 92), “Recrutamento é o processo de atrair candidatos para uma vaga, anunciando e tornando atrativo para candidatos disponíveis no mercado. Buscando candidatos dentro e fora da organização”.
A seleção de pessoas funciona como uma espécie de filtro que permite que apenas algumas pessoas possam ingressar na organização; aquelas que apresentam características desejadas pela organização.
A seleção busca, aqueles que são mais adequados aos cargos existentes na organização, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização.
O RECRUTAMENTO INTERNO atua sobre os candidatos que estão trabalhando dentro da organização, isto é, funcionários, afim de promove-los ou transferi-los para outras atividades mais complexas ou mais motivadoras.
O RECRUTAMENTO EXTERNO focaliza os candidatos fora da organização, para submete-los ao seu processo de seleção de pessoal.
PRÓS E CONTRAS DO RECRUTAMENTO INTERNO
- PRÓS
1-Aproveita melhor o potencial humano da organização;
2-Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários;
3-Incentiva a permanência dos funcionários e a sua fidelidade à organização;
4-Ideal para situações de estabilidade e pouca mudança ambiental;
5-Não requer socialização organizacional de novos membros;
6-Probabilidade de uma