recrutamento externo
Recrutamento interno é um processo de aproveitamento do capital humano interno e serve também como fonte de retenção e motivação dos profissionais dentro da empresa.
O processo de recrutamento interno geralmente contempla as seguintes etapas:
-Divulgação da vaga por meio de murais, intranet e/ou outros meios utilizados pela empresa;
-Inscrição dos candidatos interessados e entrega de formulários de preenchimento;
-Prova técnica e/ou estudo de casos;
-Dinâmica de grupo (se houver muitos participantes);
-Entrevista com RH e, por final, com gestor da área requisitante;
-Feedback do processo para os candidatos.
Vantagens do recrutamento interno
Menores custos para a empresa: Para a empresa é mais económico recrutar alguém que já está familiarizado com a “casa”, do que anunciar a oportunidade para o exterior, pois evita o gasto de dinheiro em anúncios ou em empresas de recursos humanos.
Pode melhorar o moral dos seus funcionários: Os funcionários sentem que a empresa recompensa o seu esforço e produtividade, oferecendo-lhes a oportunidade de assumir novos cargos e responsabilidades. O recrutamento interno também pode inspirar os funcionários a serem mais produtivos e a darem o seu melhor.
Incentiva a progressão na carreira. Funciona como estímulo à progressão na carreira, ao mesmo tempo que contribui para uma maior motivação das equipas.
Integração do trabalhador é mais simples e rápida: Como o recrutamento é interno e o colaborador já pertence à empresa, a sua integração e tempo de aprendizagem é muito mais curto do que se fosse recrutado alguém exterior. Isto deve-se ao fato de o colaborador já estar familiarizado com o sistema e com os colegas.
Rentabiliza o investimento feito na formação dos colaboradores.
Desvantagens do recrutamento interno
Falta de entrada de novas idéias ou experiências na empresa: o recrutamento exterior permite que novas pessoas, tragam novas ideias e experiências para a empresa,