Recrutamento interno e externo
O processo de recrutamento interno também é muito mais fácil e econômico do que o recrutamento externo. Algumas vezes, o funcionário contratado por recrutamento externo traz consigo métodos, cultura, estilos de trabalhos diferentes daqueles praticados na empresa, prejudicando o andamento do trabalho de seus companheiros.
Porém existem sim pontos negativos nessa forma de recrutamento. Ocasionalmente pode haver uma ausência de avaliação mais criteriosa na apreciação da carreira de determinado funcionário. Quando a promoção não é bem formulada, esta pode se transformar em uma forma de carreirismo, levando ao comodismo e deixando de lado a eficiência nas novas funções.
O funcionário promovido sem todas as características necessárias, leva à necessidade da realização de um treinamento específico por parte da empresa, gerando gastos, os quais poderiam ser evitados pelo recrutamento de um candidato devidamente já treinado. E para finalizar, tal tipo de recrutamento pode levar uma competição negativa entre os funcionários criando rixas.
RECRUTAMENTO EXTERNO
O recrutamento externo traz novos talentos e experiências para a empresa. Com a entrada de novos colaboradores, que não faziam até então parte dos quadros da organização, dá-se uma importação de ideias novas e experiência, que conduzem inevitavelmente a diferentes abordagens dos problemas internos da empresa e,