Tecnicas de recrutamento externo
O Recrutamento Interno atua no conhecimento dos funcionários que estão integrados na organização, sendo um processo diferente do Recrutamento Externo, pois vem lhe dar com os candidatos espalhados pelo MRH, ocasionando num âmbito de atuação imenso, por isso, utiliza varias e diferentes técnicas para influenciar e atrair candidatos, tratando de escolher meios adequados.
Chiavenato (2004) diz que as principais técnicas de Recrutamento Externo são; anúncios em jornais e revistas especializadas, agências de recrutamento, contatos com escolas, universidades e agremiações, cartazes ou anúncios em locais visíveis, apresentação de candidatos por indicação de funcionários, consulta aos arquivos de candidatos, banco de dados e candidatos.
Após visto toda a importância do recrutamento, o que é o recrutamento? Qual a sua importância? Seus processos, como se dá o Recrutamento dentro da organização sendo ele interna, e fora da organização sendo ele externo e suas técnicas. Dar-se-ia continuidade com a seleção de pessoal que se resume em seleção de busca dentre os vários candidatos recrutados, e os que são mais adequados aos cargos existentes na organização.
Técnicas de Recrutamento Externo
O recrutamento externo utiliza várias técnicas para influenciar e atrair candidatos. Trata-se de escolher os meios mais adequados para ir até o candidato desejado e atrair para organização.
O processo de recrutamento começa com o candidato preenchendo uma ficha (proposta de emprego) ou apresentando seu currículo ou encaminhando o currículo via e-mail para o setor responsável na organização.
Organizações bem-sucedidas são aqueles que estão dispostas a receber sempre os candidatos que se apresentam espontaneamente, mesmo que não tenham oportunidades a oferecer naquele momento.
O currículo (CV) assume enorme importância no recrutamento externo e funciona como um portifólio do candidato. O CV é apresentado em várias seções: dados pessoais (nome,