recreação
Disciplina:
Teoria e Prática de Esportes - Atletismo
Integrantes:
Gustavo Bello
Gustavo Albino
Janiele de Souza
Pamela Santos
Rafael Lino
Tais Aparecida
Lançamento de Dardo
Dinâmica da Prova
O lançamento de dardo surgiu nos Jogos Olímpicos de Atenas em 1906. É uma modalidade dentro do Atletismo, que pode ser praticado tanto por homens quanto por mulheres. O objetivo dessa prova é o atleta lançar um dardo e tentar alcançar a maior distancia possível. O dardo, objeto utilizado para essa prova, é em formato de lança que pode ser de fibra de vidro, de metal ou fibra de carbono. O seu peso limite pode ser: mulheres – 2,3 m com peso de 600gramas / homens 2,7 m com peso de 800gr.
O dardo consistirá de três partes: - Cabeça - deve ser metálica terminando em ponta aguda, lisa e uniforme;
- Corpo - construído completamente de metal ou outro material similar, não terá cavidades, saliências ou buracos de qualquer modo, sendo a cauda lisa e completamente uniforme;
- Empunhadura de corda - deve cobrir o centro de gravidade do dardo, não excedendo o diâmetro em mais de 8mm, sendo de espessura uniforme.
A prova se divide em algumas etapas:
Preparação:
O atleta dirige-se para o corredor de balanço e pega o dardo, que deverá ser colocado na mão na diagonal. A mão tem que estar com a palma virada para cima e o dardo pode ser apoiado com o polegar e o indicador ou com o polegar e o dedo médio.
Existem três tipos de pega ou empunhadura (maneira correta de segura o dardo):
1. Finlandesas; o polegar e as duas primeiras articulações do dedo médio devem ficar atrás do encordoamento e o indicador fica estendido ao longo do dardo, na sua parte de baixo.
2. Americana; o polegar e o indicador pressionam o dardo atrás do encordoamento, enquanto que os demais dedos o envolvem.
3. Em V ou tenaz; o dardo é segurado entre o dedo indicador e médio.
Corrida