A DIMENSÃO DE CONTROLE E PROCEDIMENTOS INTERNOS
A DIMENSÃO DE CONTROLE E PROCEDIMENTOS INTERNOS reúne um conjunto de normas, regras, procedimentos e de controle internos formais, o qual proporciona meios seguros de acompanhamento das ações dos membros organizacionais, possibilitando o rastreamento da cada transação ocorrida no âmbito em que ocorrem as operações; a busca da integridade das informações que compõem o banco de dados da dimensão de controle de dados e informação e para o desenvolvimento de um ambiente propicio de controle de dados e informações e para o desenvolvimento de um ambiente propício à manutenção da transparência dos atos administrativos e de suas consequências, por meio de controles internos eficientes.
Na Natura Cosméticos S.A a administração é responsável por estabelecer e manter adequados controles internos sobre relatórios financeiros, tal como definido no artigo 13a-15 (f) da Regra “Exchange Act” dos Estados Unidos da América (“Exchange
Act”). De acordo com a “Exchange Act”, o ambiente de controles internos sobre relatórios financeiros é um processo desenhado; e sob a supervisão do Presidente e do Vice-Presidente de Finanças da Sociedade, e aprovado pelo Conselho de Administração, pelo Comitê de Auditoria e pela nossa Administração, que visa fornecer razoável segurança a respeito da confiabilidade na preparação e apresentação das demonstrações contábeis para fins externos.
A DIMENSÃO DE CONTROLE DE DADOS E INFORMAÇÕES se caracteriza pelo registro e controle dos eventos econômicos da empresa, compreendendo os seus sistemas de informações, incorporando todos os componentes de seu banco de dados físico e econômico, tais como: o contábil, de custos, fiscal e o de ativos em geral, entre outros.
Essa dimensão deve suprir as atividades operacionais com informação necessárias, oportunas, completas e precisas, sendo a peça-chave para a manutenção da segurança dos ativos e para a formação e divulgação dos resultados econômicos. Pode ser considerada uma das