PLANEJAMENTO OPERACIONAL - CONTROLADORIA
ADMNISTRAÇÃO
PAULO HENRIQUE LAVAGNIOLI
VAGNER BORLINI
VANESSA SANTOS DE SOUZA
PLANEJAMENTO OPERACIONAL
Aracruz, 2014
FACULDADE CASA DO ESTUDANTE
PAULO HENRIQUE LAVAGNIOLI
VAGNER BORLINI
VANESSA SANTOS DE SOUZA
Trabalho apresentado à disciplina de controladoria , do curso de graduação em Administração, como requisito parcial para obtenção da nota do 7º período sob orientação do professor Luiz Lança.
Aracruz, 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. PLANEJAMENTO OPERACIONAL
No planejamento operacional, cabe à controladoria intervir para que os resultados econômicos sejam atingidos. Há neste modelo, uma expressiva contribuição da controladoria, a qual desempenha o papel de gerenciadora do planejamento operacional, sendo que em conjunto com os gestores de cada área, estabelece, quantifica, analisa, seleciona e aprova os planos. A seleção entre os vários planos alternativos deve recair sobre aqueles que vislumbrem melhores resultados. Além disso, é dever da controladoria transformar os planos operacionais não quantificados em planos orçamentários e, consequentemente, realizar um estudo comparativo entre o que foi orçado e o que, efetivamente, foi concretizado, identificando desvios a fim de que sejam avaliados e corrigidos.
Observa-se que o planejamento operacional tem por origem e natureza fixar parâmetros e direcionar a execução das decisões. De forma mais especifica, ele é a representação quantitativa das diretrizes originadas do planejamento estratégico. Além disso, é embasado nas premissas operacionais da opção escolhida na fase do pré-planejamento operacional, considerada como a melhor alternativa de viabilizar operacionalmente aquelas diretrizes.
O planejamento operacional tem como produto o orçamento, que corresponde ao detalhamento das operações planejadas, normalmente abrangendo o período de um ano.
O