Urbanização
Desde o seculo XVII , Comênio preconizava “ensinar tudo a todos “ , mas , apesar das tentativas de universialização do ensino no século seguinte , apenas no século XIX esse projeto começou a se concretizar , com a intervenção cada vez maior do Estado para estabelecer a escola elementar universal , Laica , gratuita e obrigatória .
A grande massa da população , constituída de escravos e pessoas do campo , não reivindicava a escolarização , e a taxa de angalfabetismo manitinha-se alta .
No século XVIII, a Revolução Industrial começou a alterar a fisionomia do mundo de trabalho , enquanto no século seguinte será percebido o impacto dessas mudanças As novas máquinas modificaram profudamente as relações de produação , com o desenvolvimento do sistema fabril , em grande escala e a divisão do trabalho .
A partir de 1870 , o aumento da produção alterou o capitalismo liberal , que substituiu a livre concorrência pelo moderno capitalismo dos monopólios , com a formação de trustes poderosas e eficientes no campo empresarial , bem como forte monopólio dos bancos .
Nessa fase , países como Inglaterra , França , Bélgica , Itália e Alemanha retalharam a África e a Ásia em colônias , o século XIX represtou esse períododa consolidação do poder dos burgueses , que até então tinham sido os opositores ao regime aristocráticoe feudal .
Para enfrentar essas dificuldades , o proletariado fortaleceu-se como a classe dos revolucionária , opondo os interesses burgueses suas próprias reivindicações . Os movimentos dos trabalhadores se inspiraram nas ideologias críticas do liberalismo burguês , como o socialismo utópico (proudhon) , o anarquismo( Bakunin) e socialismo científico( Marx e Engles)
Enquanto o Estado se esforçava para