RECREAÇÃO
A educação física e a recreação são duas atividades importantíssimas no desenvolvimento de uma criança em fase escolar. Mas infelizmente algumas escolas retiram essas atividades da grade escolar por pensarem que são ensinamentos dispensáveis.
Ao brincar na educação física e na recreação, a criança adquire aprendizados de forma natural, gradativa e muito prazerosa, desenvolvendo habilidades como integração com o grupo, locomoção, raciocínio, espírito esportivo, resistência física e psicológica, criação de estratégias, motivação, criatividade, comunicação, espírito de liderança, noções de tempo e espaço, compreensão dos limites dos outros, interpretação de situações, curiosidade, motricidade, coragem, desinibição, convivência, saber perder, respeito ao próximo, aceitação de limites e o reconhecimento de que eles são necessários, saber esperar, autonomia, atenção, cooperação. Tudo isso reconhecendo erros e a aprendendo a corrigi-los em competições sadias.
Aplicar essas atividades do ensino infantil até o ensino médio é uma obrigação da instituição garantida pela Declaração Universal dos Direitos da Criança, no artigo 7º, que enfatiza o direito ao brincar: “Toda criança terá direito a brincar e a divertir-se, cabendo à sociedade e às autoridades públicas garantir a ela o exercício pleno desse direito”.
Existe uma variedade enorme de jogos brincadeiras e atividades que abrangem o universo infantil que podem ser usadas nas escolas. Veja agora, cinco brincadeiras e jogos que desenvolvem a motricidade e outras habilidades nas crianças, lembrando que antes de qualquer exercício físico é extremamente importante fazer alongamento
atualmente o tema é objeto de diversos estudos acadêmicos, devido ao crescimento da indústria do lazer e do entretenimento. “A Educação Física é a principal área que discute tal temática, abrigando a maioria dos grupos de pesquisas e suas respectivas