Recreação
As atividades de integração, muitas delas, podem ser usadas também como atividade para pequenos ambientes. Porém as atividades de pequenos ambientes nem sempre podem ser usadas como atividades de integração.
1 ELEFANTE COLORIDO
Orientador: Elefante Colorido Participantes: Que cor? Orientador: Azul. O grupo dirige-se para uma pessoa (ou local) com essa cor. Para trabalhar a memória acrescentar cores cumulativamente, indo sempre em ordem. Desenvolve: participação. Variação: para trabalhar animais, colar gravuras de animais nas crianças; Elefante sabido. O que é? Um bicho. Que bicho? noção de cores, percepção visual, memória, integração,
O mesmo diálogo para: Ferramentas; Profissões; Figuras geométricas no chão; (deslocar-se até a figura) Sentenças matemáticas: “sentença” “Que sentença”? “5x5”.
Dirigir-se ao resultado da sentença colado no chão.
2 BRAÇOS TRANÇADOS
Formar grupos de mais ou menos 10 pessoas. Em círculo, elas estendem os braços, dão-se as mãos como se fosse uma trança. Devem destrançá-las, não soltando as mãos e continuam em círculo como trança. Desenvolve: o pensamento lógico, afetividade. Pode ser usado numa integração, como “quebra gelo”.
3 MÊS DE NASCIMENTO
Participantes espalhados. Ao comando do orientador, gritam o mês de nascimento e formam grupos conforme os meses. Desenvolve: afetividade, formação de grupos, interação e espírito de liderança.
4 JOGO DA CONFIANÇA
Em duplas, com os olhos vendados. Um leva o outro a caminhar pelo pátio, sentir objetos e adivinhar do que se trata. Desenvolve: confiança, integração e tato. Variação: participante sentado, olhos vendados recebe objetos e os identifica.
5 COELHO SAI DA TOCA (sem roubar um participante)
Grupos de 3 pessoas: dois fazem a casa e o terceiro é o coelho. O orientador diz: - coelho sai da toca. Os coelhos saem da toca e o não tinha toca, procura uma. Não sobra participante. Somente ocorre troca. Variação: o coelho fica parado e o