A evolução dos processos de fabricação
INTRODUÇÃO
Fabricar é transformar matérias-primas em produtos acabados, por uma variedade de processos.A idéia de fabricar teve início a milhares de anos, quando o homem pré-histórico percebeu que,para sobreviver, precisava de algo mais que pernas e braços para se defender e caçar.
Sua inteligência logo o ensinou que se ele tivesse uma pedra nas mãos, seu golpe seria mais forte, e se a pedra tivesse um cabo esse golpe seria mais forte ainda. Se essa pedra fosse afiada poderia cortar a caça e ajudar a raspar a peles dos animais.
Nesse período não existiam máquinas-ferramenta propriamente ditas e o torno foi uma das primeiras e mais importantes máquinas-ferramenta, porque dele derivaram todas as máquinas operatrizes que existem atualmente. Ele se caracteriza por dois movimentos: a rotação da peça e o avanço da ferramenta.
O torno primitivo era um instrumento rudimentar composto de dois suportes de madeira fincados no chão. Enquanto o torneiro apoiava a ferramenta em um outro suporte, seu ajudante fazia girar a peça puxando alternadamente as duas pontas de uma corda enrolada em um eixo. O torneamento era intermitente e o corte só acontecia quando o giro se fazia na direção do fio da ferramenta.
A fresadora também encontra suas origens nesse mesmo torno primitivo. O fresamento, como otorneamento, caracteriza-se pela remoção de material mediante uma sincronização de movimentos. A diferença está no fato de a ferramenta, em geral de dentes múltiplos, girar enquanto a peça, fixa, avança em movimento linear.
História dos processos de fabricação
Há milhares e milhares de anos, o homem fabrica objetos de pedra. Pedras lascadas,pontiagudas, maciças ou finas constituíram as primeiras ferramentas para a fabricação de intensílios. Durante muito tempo, o homem primitivo usou sua própria força muscular juntamente com ferramentas, armas e utensílios rudimentares para satisfazer às suas necessidades.
Talhar a