Satelites
Definição dos satélites:
Satélite natural - astro que circula em torno de um planeta principal;
Satélite artificial - corpo feito pela mão humana que órbita um planeta;
Satélites naturais:
Um satélite natural ou lua ou ainda planeta secundário é um astro que circula em torno de um planeta principal, isto é, não órbita em torno de uma estrela. Por exemplo, a Lua é um satélite da Terra.
Formação ou aparecimento dos satélites naturais
Existem, basicamente, três formas de criação dos sistemas Planeta/Satélite: formação simultânea; captura; e processos catastróficos. No caso da formação simultânea, o satélite tem a sua gênese simultaneamente à do planeta principal. Durante a fase da sua formação chamada de acepção o protosatélite já está em órbita do planeta principal.
Este tipo de processo de formação de satélites parece ser o mais importante no caso dos satélites de maiores dimensões.
No caso dos satélites menores e com órbitas menos regulares, o processo de formação parece estar relacionado com a captura. Neste caso, os satélites são desviados das suas órbitas iniciais pela acepção dos campos graníticos dos planetas e são colocados em órbitas mais ou menos estáveis em torno desses mesmos planetas.
Nos processos catastróficos, como por exemplo (possivelmente) no caso da Lua, a formação é efetuada através da força de um impacto entre corpos planetários.
Satélites artificiais
Um satélite artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer outro planeta
Atualmente estão em órbita, para além dos satélites do Sistema de Posicionamento
Global, satélites de comunicações, satélites científicos, satélites militares e uma grande quantidade de lixo espacial, ou seja, não se deve se referir à satélites apenas como um meio de transporte de dados ou apenas um meio de mapear ou espionar o sistema terrestre.