Liberdade
O homem além se ser um ser individual também é um ser social, os atos humanos atingem a sociedade e desdobram -se nas ações politicas,é necessário unir o saber com o fazer, para adequar sua escolhas ao que é certo e o que é errado, é necessário aplicar o conhecimento para construir o ser, com aquilo que deve ser. E para isso e necessário conhecimento teórico,trata se de uma reflexão interior para uma ação exterior. A consciência é o que distingue o homem dos outros animais , ela permite o desenvolvimento do saber,de distinguir o verdadeiro do falso,o bem do mau.
A liberdade e a consciência moral estão relacionados por que só tem sentido julgar moralmente um ato de uma pessoa, se esta teve a liberdade de escolher, quando se é coagido a praticar uma ação não se pode decidir entre o bem e o mal. Porém quando somos livres para optar por nossas ações, também somos responsáveis por nossos atos . Essa responsabilidade pode ser julgada pela consciência moral do individuo ou da sociedade.
Liberdade e livre-arbítrio
Reflexão sobre a liberdade que pode escravizar
Liberdade é a propriedade de um individuo se realizar,
Livre – arbítrio, é o meio pelo qual realizamos a liberdade
O livre-arbítrio quando bem empregado liberta , quando mal empregado escraviza, uma pessoa que abusa do álcool ou do cigarro , perde sua liberdade pois esta prisioneiro do vício.
O individualismo reduz a liberdade ao livre - arbítrio .O individualista crê que desempenha seu papel perante a sociedade mas é uma ação somente teórica, não se sente obrigado a colaborar concretamente para dar a todos os mesmos direitos. Por exemplo proclamam a liberdade de ensino porém não se preocupa com as pessoas que não tem condições de ir a escola por vários motivos.
Pe. Fernando bastos Ávila solidarismo, p27-8
KANT, no século XVIII, inspirado nos ideais iluministas de autonomia e razão dizia :Age de tal modo que a máxima da tua vontade possa valer sempre, ao mesmo tempo como principio de uma