recreação na terceira idade
ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)
Aluno (a): Renata de Sousa Andrade Barros
Matrícula: C05DII-5 Turma: 01/EF1A48 Turno: Manhã
1. APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE
TEMA: O CORPO COMO OBJETO DE CONSUMO
DISCIPLINAS DO SEMESTRE RELACIONADAS AO TEMA: CORPOREIDADE E MOTRICIDADE
OBJETIVO DO TRABALHO DE APS:
Aprimorar o conhecimento, de forma mais ampla, para melhor entendimento do conteúdo apresentado em sala de aula e ter a oportunidade de perceber como o tema é pertinente ao cotidiano.
JUSTIFICATIVA:
O corpo passou a ser tratado como mera mercadoria e é cada vez maior o número de cirurgias reparadoras, no sentido literal da palavra: é como se o padrão do nariz, peito ou cintura fosse um e a partir do momento em que não se está dentro deste padrão, tenha que ser feito um reparo na peça que “veio com defeito” de fabricação.
E sem dúvida o nosso tempo [...] prefere a imagem à coisa, a cópia ao original, a representação à realidade, a aparência ao ser. Feuerbach.
2. DESENVOLVIMENTO
Diante a uma sociedade cada vez mais consumista, o corpo passou a ocupar e disputar lugar com os demais objetos de desejo compráveis, em prateleiras, por uma grande e cada vez maior parte da população. O culto ao corpo não é um fator predominante da atualidade, mas a mídia influencia a sociedade a se encaixar “lançando” estereótipos a serem seguidos. É crescente e constante o sacrifício para se manter dentro de um padrão apresentado diariamente pela mídia em geral. Passou-se a recorrer, por exemplo, à atividade física como recurso para alcançar um padrão a se encaixar e não mais para a promoção da saúde.
A estética corporal, tanto nos séculos passados como nos dias atuais, é como um divisor social, a partir do momento em que exclui os que não estão dentro dos modelos difundidos pelos meios de comunicação de massa, mas para se