A recreação e a Terceira Idade - O Ludico a serviço da qualidade de vida
ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)
Aluno (a): Allan de Lucena Barão
Matrícula: B9864I-1 Turma: EF2P13 Turno: Noite
1. APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE
TEMA: A recreação e a terceira idade – o lúdico a serviço da qualidade de vida. DISCIPLINAS DO SEMESTRE RELACIONADAS AO TEMA: Recreação e Lazer.
OBJETIVO DO TRABALHO DE APS:
Objetivo de se aprofundar sobre uma respectiva área da educação física, ajudando a melhorar o conhecimento e visão sobre a mesma.
JUSTIFICATIVA: Compreender as atividades lúdicas na terceira idade, os benefícios tanto como físicos, sociais e emocionais com foco na qualidade de vida.
2. DESENVOLVIMENTO
O lazer, conhecido como oposição ao trabalho, é de origem greco-romana. Nessa época, ainda não existia uma divisão do trabalho e do tempo de não trabalho, as únicas ocupações dos homens eram as caçadas, as artes, as letras, a filosofia e os exercícios físicos. Os deveres eram voltados para as atividades militares e políticas. (CAMARGO, 1998). Com o passar do tempo os conceito de lazer foram se modificando de acordou com as necessidades da época, com relação aos aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais. O lazer, segundo Dumazedier (1999) é classificado em três funções: descanso, recreação e desenvolvimento pessoal. E ainda o autor divide o lazer em seis categorias, são elas: interesses físicos, artísticos, práticos ou manuais, intelectuais, sociais e turísticos. A recreação e o lazer é uma opção para as pessoas a se sentirem mais dispostas, confiantes e alegres para efetuar as atividades do dia-a-dia. Aumentando a qualidade de vida de quem pratica uma atividade lúdica, sendo uma pessoa sedentária ou não, proporcionam as mesmas um bem estar físico, social e emocional, procurando aflorar os sentimentos de alegria e prazer. Muitas pessoas nos dias de hoje deixam de