A Recreação e a Terceira Idade
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)
Aluno (a): Alexandre Monte dos Santos
Matrícula: T30523-3
1.
Turma: 01/EF1A68
Turno: Matutino
APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE
TEMA: A Recreação e a Terceira Idade - O Lúdico a Serviço da Qualidade de Vida
DISCIPLINAS DO SEMESTRE RELACIONADAS AO TEMA: Recreação
OBJETIVO DO TRABALHO DE APS:
Analisar a influência e a importância da prática de atividades lúdicas na manutenção e melhoria da qualidade de vida na terceira idade.
JUSTIFICATIVA: Com o envelhecimento da população brasileira, a preocupação das pessoas só tem aumentado em relação a manutenção da qualidade de vida nesta fase, onde na maioria das vezes seu público é visto como um peso pelo governo e excluído pela sociedade. A recreação, como uma importante ferramenta de reintegração social, pode fazer toda a diferença no que diz respeito ao envelhecimento com mais dignidade. Pesquisar sobre este assunto, além de ser muito instigante, é atual e útil, pois se trata de um problema muito presente nas sociedades em contínuo envelhecimento como a nossa, e de extremo interesse para profissionais de Educação Física, que pretendem atuar em um mercado de trabalho em pleno crescimento.
2.
DESENVOLVIMENTO
A palavra recreação vem sendo conceituada já há algum tempo e possui duas
posições distintas. Uma no sentido de reproduzir, restabelecer e recuperar, e tem como objetivo a renovação e recuperação para o trabalho. A outra está direcionada a
2
recreio e divertimento, mas ligada à possibilidade de recriação e revigoração.
Enquanto a primeira posição conceitua a recreação como divertimento com finalidades de reprodução e restabelecimento, a segunda define como recriação, mas também considerando a questão do divertimento. Hoje, a recreação é tida como reprodução de jogos e brincadeiras.
Alguns autores entendem que recreação não pode mais ser aceita apenas como uma atividade acrítica, e sim envolvida em um