Ecologia
Alexandra Fonte
Gisela Soares
Leonor Dias
Nina Vale
Tânia Viegas
Introdução
Caminhamos para um futuro que desafia qualquer noção de desenvolvimento sustentável e de respeito à natureza.
Esta preocupação tem influenciado também a indústria têxtil que esta atenta a crescente consciência crítica dos consumidores face aos problemas ambientais, na tentativa da resolução deste problema a indústria apresentou novos materiais, fios e técnicas mais sustentáveis.
Têxteis ecológicos
Os têxteis ecológicos são os que estão associados a boas práticas ambientais ou impactos ambientais positivos, podem incluir produtos têxteis mais ecológicos assim como produtos obtidos através de processo têxtil mais ecológicos e ainda produtos têxteis que são usados para proteção ambiental e, que por isso, têm um papel relevante em termos da minimização dos ambientais negativos.
- Definição por CITEVE
Importância
A ecologia têxtil é constituída por quatro áreas parciais:
• Ecologia de produção
Ocupa-se com os efeitos dos processos de produção nas pessoas e no ambiente, por exemplo, segurança no trabalho, consumo de materiais, água e energia, tratamento de águas residuais e resíduos sólidos, assim como a geração de pó e ruido.
• Ecologia humana
A ecologia humana ocupa-se com os efeitos dos têxteis e das substâncias neles contidas sobre a saúde e o bem-estar das pessoas.
• Ecologia de consumo
A ecologia de consumo está ligada com a fase de utilização dos têxteis. Abrange os efeitos da lavagem, limpeza e tratamento dos têxteis sobre o ambiente.
• Ecologia de eliminação
Ocupa-se com os problemas da eliminação, reutilização, reciclagem e eliminação definitiva (reciclagem térmica ou envio para uma lixeira) dos têxteis.
Impacto
•
Na industria têxtil este conceito tem um impacto importante pois as quantidades envolvidas de matéria-prima, água e energia são significativas para a produção e acabamentos de fibras, fios e tecidos. A solução é a redução de resíduos, pois reduzindo-se a