Recreação para pessoas de terceira-idade no conviver geriátrico
CAMPUS RECIFE
CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO DE GESTÃO EM TURISMO
ADRYELLE PATRÍCIA SILVA DE SOUZA
DÉBORA SILVA
LÍGIA ALVES DE BARROS COSTA RAFAEL RIBEIRO BRANDÃO
TAYNÁ MEDEIROS PAZ
RECREAÇÃO PARA PESSOAS DE TERCEIRA-IDADE NO CONVIVER GERIÁTRICO
TRABALHO ACADÊMICO
RECIFE
2012
ADRYELLE PATRÍCIA SILVA DE SOUZA
DÉBORA SILVA
LÍGIA ALVES DE BARROS COSTA RAFAEL RIBEIRO BRANDÃO
TAYNÁ MEDEIROS PAZ
RECREAÇÃO PARA PESSOAS DE TERCEIRA-IDADE NO CONVIVER GERIÁTRICO
Trabalho Acadêmico, referente à disciplina Gestão de Animação Turística, do 2º período, turno vespertino, do Curso Superior Tecnológico de Gestão em Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Recife – IFPE. A fim de completo de nota da primeira avaliação semestral.
RECIFE
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 03 2. DISCUSSÃO TEMÁTICA 04 3. JUSTIFICATIVA 06 4. OBJETIVOS 07 5. CONVIVER GERIÁTRICO 08 6. PÚBLICO-ALVO 09 7. BIBLIOGRAFIA 10
1. INTRODUÇÃO
No turismo encontramos diversos tipos de turistas, tanto de gênero, de múltiplas localidades, de religião, de posições sociais e econômicas, de idade. Pensando nessa diversidade que o profissional do turismo deverá pensar em como atrair o seu público, evitando dispersão ou então tornando a viagem mais entretida e divertida. É nesse momento que surge o Animador Turístico, que irá utilizará a recreação como método de atratividade para o turista.
Mas afinal, o que é recreação? São “... atividades realizadas durante o tempo de lazer e que visam à recuperação do desgaste psicofísico provocado pelas atividades profissionais.” (NOÇÕES apud CONGRÉS DE L’AIEST, 31°. 1981). Fazendo uma apreciação desta definição, pode se questionar que nem todo grupo social faz uma recreação a fim de recuperar algum desgaste de uma atividade profissional, como é no caso do idoso.
E é através neste