Aspectos gerais do envelhecimento
“Aprenda a curtir os seus Anos Dourados”
Idoso é quem tem o privilégio de viver uma longa vida… velho é quem perdeu a jovialidade.
Você é idoso quando se exercita… você é velho quando somente descansa.
Você é idoso quando tem planos… você é velho quando só tem saudades.
Para o idoso a vida se renova a cada dia que começa… para o velho a vida se acaba a cada noite que termina.
Para o idoso o dia de hoje é o primeiro do resto de sua vida… para os velhos todos os dias parecem o último de uma longa jornada.
Para o idoso o calendário está repleto de amanhãs… para o velho o calendário só tem “ontens”.
Que você, quando idoso, viva uma vida longa, mas que nunca fique velho.
(Manuel Ferreira da Silva)
CUIDADOR DE IDOSOS
O cuidador é uma pessoa que se envolve num processo de cuidar do outro, no qual ele vive uma experiência continua de aprendizagem e de vida junto com a pessoa cuidada, resultando na descoberta das potencialidades mútuas. É nessa relação intima e humana que se revelam os potenciais, muitas vezes encobertos, sejam na pessoa, sejam no cuidador. A pessoa se verá capaz de se autocuidar e o cuidador visualizará as reais capacidades da pessoa em cuidado.
Cuidar de idosos é uma tarefa que exige dedicação, exige paciência, satisfação, auto-realização. A falta desse perfil no cuidador leva a intolerância e negligência no cuidado.
Cuidador Formal e Informal
A denominação Cuidador Formal (institucional ou Domiciliar) é aquele que é contratado pelo idoso ou família ou presta serviços numa instituição, portanto é remunerado para exercer a tarefa de cuidar do idoso institucionalizado ou em domicilio.
O Cuidador Informal ou Leigo é um familiar, amigo ou vizinho que assume cuidar do idoso quase sempre sem preparo e sem remuneração. Em especial é um ser com qualidades pessoais de forte traço de amor à humanidade, de solidariedade e de doação. Seus préstimos têm sempre um cunho de