reconvenção trabalhista
PROCESSO nº. (Número)
RECLAMAÇÃO TRABALHISTA
NOME DO RECONVINTE, empresa de (ramo da empresa), (endereço), inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídica (CNPJ/MF) sob o nº (número), por seu representante legal NOME DO SÓCIO, (contrato social anexo), através de seu advogado devidamente constituído (procuração anexa) vem à presença de Vossa Excelência, ajuizar a presente RECONVENÇÃO com fundamento nos artigos 315, do Código de Processo Civil c/c os artigos 769 e 462, parágrafo primeiro, da CLT, relativa à reclamatória trabalhista promovida por NOME DO RECONVINDO, (qualificação completa), pelos motivos de fato e de direito que passa a expor e ao final requer, conforme:
DOS FATOS
O reconvindo laborou para a reconvinte no período de __/__/__ a __/__/__, sendo demitido sem justa causa em __/__/__. Ajuizou ação pleiteando adicional de horas extras, que é objeto de peça defensiva desta Reconvinte.
Em que pese toda a peça defensiva apresentada, de forma a demonstrar o fato impeditivo do direito alegado, já que o Reconvindo percebeu todas as horas extras efetuadas, conforme se depreende de seus espelhos de ponto e recibos de pagamento.
Ocorre que o reconvindo causou prejuízos à empresa Reconvinte ao quebrar, dolosa e propositadamente, peças de duas máquinas do tipo serra-fitas, ambas recentemente adquiridas e no valor total de R$ ________ (________), tendo sido perdida a produção de um dia.
O contrato de trabalho entabulado entre o Reconvindo e a empresa Reconvinte tinha cláusula (a de número 12, doc. ___) expressa no sentido de que o primeiro era responsável pela manutenção e conservação das referidas máquinas, uma vez que estas compõem o parque industrial da segunda, devendo ser descontado do reconvindo qualquer prejuízo por ele causado.
Por isso, o Reconvindo é devedor da Reconvinte, por danos patrimoniais, cujo