recisao contratual
Administração de Produção
Jorge Muniz Junior
Introdução à Administração de Produção
Este capítulo aborda aspectos referentes à Administração de Produção, seu histórico, conceitos básicos, a função produção e como ela é tratada hoje no país.
Evolução histórica de
Administração da Produção
No passado profissionais habilidosos se organizaram para produção de certos bens para atender encomendas de clientes específicos. Esses profissionais (ferreiros, alfaiates, carpinteiros) dominavam todo o processo produtivo, desde o levantamento das necessidades dos clientes, compra de material, treinamento de funcionários até a entrega definitiva do produto encomendado. Esse profissional foi denominado de artesão.
Fatores mercadológicos (demanda de clientes por produtos) e tecnológicos (máquina a vapor, padronização de componentes) se consolidaram na
Revolução Industrial, que impulsionou a produção de produtos em grande quantidade e com preços reduzidos. Com isso a figura do artesão foi substituída por outro tipo de perfil de mão de obra, em que os operários se especializavam em parte do processo produtivo e, com isso, obtinha-se maior produtividade e eficiência, ou seja, obtinham-se mais resultados (quantidade) com os mesmos recursos.
No fim do século XIX, as ideias de Frederick W. Taylor, pai da Administração, começaram a popularizar uma série de princípios e técnicas que orientaram as indústrias a identificar melhores métodos de trabalho para se obter maior produtividade e menor custo na produção. Por meio de seus princípios, consolidados na Administração Científica, popularizaram-se o estudo
Este material é parte integrante do acervo do IESDE BRASIL S.A., mais informações www.iesde.com.br
Introdução à Administração de Produção
das tarefas, a seleção e o treinamento de trabalhadores e a busca pela eficiência operacional.
No início do século XX, Henry Ford incorporou esses princípios e o da linha de montagem para a produção de