Reciclagem e dejetos de lixo da construção civil
Este trabalho tem como objetivo principal do projeto é o de contibuir para o estudo de uma dada realidade social, os objetivos específicos deverão ser abordados de forma clara e especificas nos mostrando um problema de grande grandeza na construção civil que é o mal descarte dos seus dejetos e nos mostrando novas formas de reutilizar esses materiais a principio “descartaveis”.
2. ENTULHOS
Entulho é o conjunto de fragmentos ou restos de tijolo, concreto, argamassa, aço, madeira, etc., provenientes do desperdício na construção, reforma e/ou demolição de estruturas, como prédios, residências e pontes.
O entulho de construção compõe-se, portanto, de restos e fragmentos de materiais, enquanto o de demolição é formado apenas por fragmentos, tendo por isso maior potencial qualitativo, comparativamente ao entulho de construção.
O processo de reciclagem do entulho, para a obtenção de agregados, basicamente envolve a seleção dos materiais recicláveis do entulho e a trituração em equipamentos apropriados.
Os resíduos encontrados predominantemente no entulho, que são recicláveis para a produção de agregados, pertencem a dois grupos:
Grupo I
Materiais compostos de cimento, cal, areia e brita: concretos, argamassa, blocos de concreto.
Grupo II
Materiais cerâmicos: telhas, manilhas, tijolos, azulejos.
Grupo III
Materiais recicláveis para outros fins: solo, metal, madeira, papel, plástico, matéria orgânica, vidro e isopor. Desses materiais, alguns são passíveis de serem selecionados e encaminhados para outros usos. Assim, embalagens de papel e papelão, madeira e mesmo vidro e metal podem ser recolhidos para reutilização ou reciclagem.
Em algumas usinas de reciclagem de entulho, o gesso é enviado a cimenteiras para mistura.
Porém o entulho é mais do que isso: É desenvolvimento sustentável, é oportunidade de trabalho e de negócio, é preservação